Apoie o DCM

Morre aos 92 anos Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL

Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL. (Foto: Reprodução)

Alberto Vasconcelos da Costa e Silva faleceu aos 92 anos neste domingo (26). Acadêmico, diplomata, poeta e historiador, ele ocupou a cadeira número nove da Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi referência em estudos sobre o continente africano.

A morte, por causas naturais, foi confirmada pela ABL, e a cerimônia de cremação, restrita à família, está marcada para segunda-feira (27). Natural de São Paulo, Alberto viveu em Fortaleza antes de se mudar definitivamente para o Rio de Janeiro em 1943. Diplomata formado pelo Instituto Rio Branco, ingressou na ABL nos anos 2000, sucedendo Carlos Chagas Filho e presidindo a entidade entre 2002 e 2003.

Com expertise em cultura e história africana, Alberto foi embaixador do Brasil na Nigéria e no Benin nas décadas de 1970 e 1980. Autor de cerca de 40 livros, recebeu reconhecimento, incluindo o Prêmio Camões em 2014. Influenciado por obras como “Os Africanos no Brasil” e “Casa Grande Senzala”, dedicou-se ao estudo da história africana, iniciando sua jornada no continente em 1960.

Seu legado é essencial para a compreensão da rica história e cultura africanas, destacando obras como “A Enxada e a Lança”, “A Manilha e o Libambo” e “África Explicada aos meus Filhos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link