Apoie o DCM

Morre Arnaldo Jabor aos 81 anos

Arnaldo Jabor
Morreu Arnaldo Jabor.
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (15), morreu o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Ele estava internado desde o dia 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral. De acordo com a família, a morte foi causada por complicações decorrentes do AVC.

Um boletim médico do final de dezembro apontou uma melhora progressiva do quadro neurológico de Jabor e constatou que ele se encontrava consciente.

LEIA MAIS

1. Jabor apresentou dificuldades de fala após deixar UTI
2. Jabor foi internado no Sírio, em SP, no dia 17 de dezembro
3. “Os idiotas confessos”: como Nelson Rodrigues profetizou o bolsonarismo

Quem foi Arnaldo Jabor

Jabor nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1940. Ele faleceu aos 81 anos.

Foi um cineasta, roteirista, diretor de cinema e TV, produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor brasileiro descendente de judeus libaneses.

Formado no ambiente do Cinema Novo, participou da segunda fase do movimento, que buscava analisar a realidade nacional, inspirando-se no neorrealismo italiano e na nouvelle vague francesa.

Seu primeiro longa-metragem foi “A Opinião Pública”, de 1967, filme que busca retratar o fanatismo, a vida e o pensamento político da classe média brasileira.

Nos governos petistas, Jabor notabilizou-se pelo reacionarismo radical e pela truculência verbal nas colunas de jornal e nas participações no Jornal da Globo, em que imitava o jornalista Paulo Francis.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.