Apoie o DCM

Morre Clarice Chwartzmann, ex-jurada de programa da Globo e referência em churrasco no país

Clarice já capacitou mais de 3 mil mulheres na arte de assar. Foto: Divulgação

A chef de cozinha Clarice Chwartzmann, referência no churrasco brasileiro, morreu na noite de sábado (13) em São Paulo, vítima de insuficiência cardíaca. Natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, ela havia sofrido um infarto dias antes, enquanto estava no Ceará, e chegou a ser internada em uma UTI, mas não resistiu.

O corpo foi cremado neste domingo (14) na capital paulista, e uma cerimônia de despedida ainda será realizada em Porto Alegre. Formada em publicidade, Clarice mudou de rumo em 2014 ao criar o projeto A Churrasqueira, voltado à formação de mulheres no universo do fogo e da brasa.

Desde então, treinou mais de 3 mil assadoras em todo o país e marcou presença em importantes eventos gastronômicos. Sua atuação contribuiu para quebrar barreiras em um ambiente historicamente dominado por homens, tornando-se referência na cultura do churrasco.

A trajetória também ganhou visibilidade na televisão. Clarice foi jurada no quadro “É De Casa na Brasa”, do programa É De Casa, da Rede Globo, e no Cozinheiros em Ação, do GNT. Ela também fez participações no Saia Justa e no Tempero de Família, comandado por Rodrigo Hilbert.