Apoie o DCM

Morre Ennio Candotti, físico e ex-diretor do Museu da Amazônia

Ennio Candotti participou da implantação do Museu da Amazônia e recebeu título de Cidadão do Amazonas. Foto: Reprodução

O renomado físico ítalo-brasileiro Ennio Candotti faleceu aos 81 anos nesta quarta-feira (6). Conhecido por seu papel no projeto e direção do Musa (Museu da Amazônia), Candotti contribuiu para o avanço da ciência no Brasil. Nascido na Itália e radicado no Brasil desde 1952, formou-se em Física pela USP em 1964, lecionando em diversas universidades brasileiras, como UFRJ, Ufes, Ufam e UEA.

Além de suas atividades acadêmicas, Candotti atuou como editor das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoy (Argentina) e foi presidente da SBPC por quatro mandatos, recebendo o título de Presidente de Honra em 1999. Agraciado com o Prêmio Kalinga para Popularização da Ciência pela Unesco em 1998, em 2019 recebeu o título de Cidadão Amazonense.

O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) emitiu uma nota lamentando a perda e destacando a lacuna irreparável deixada por Candotti na comunidade científica brasileira. Sua paixão pelo estudo e preservação da biodiversidade amazônica marcou seus 15 anos como diretor-geral do MUSA.

 

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link