Morre Eva Schloss, sobrevivente de Auschwitz e meia-irmã de Anne Frank

Morreu aos 96 anos, em Londres, Eva Schloss, sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz e meia-irmã póstuma de Anne Frank. A morte ocorreu no sábado (3) e foi confirmada por sua fundação. A família afirmou, em comunicado divulgado neste domingo (4), sentir “grande tristeza” pela perda de uma “mulher extraordinária, sobrevivente do campo de Auschwitz, educadora dedicada sobre o Holocausto, incansável em seu trabalho pela memória, pela compreensão e pela paz”.
O rei Charles III e a rainha Camilla, madrinha da fundação Anne Frank UK, também se manifestaram. Em nota publicada nas redes sociais, o casal afirmou estar “profundamente entristecido” e declarou: “Tivemos o privilégio e o orgulho de tê-la conhecido e a admirávamos profundamente”. Eva Schloss cofundou a organização em 1990 com o objetivo de transmitir às novas gerações a memória do Holocausto e combater o preconceito.
Nascida em 1929, na Áustria, com o nome de Eva Geiringer, ela era criança quando os nazistas invadiram o país. Após fugir com a família para a Bélgica e depois para Amsterdã, viveu em frente à casa de Anne Frank. As duas tinham a mesma idade e brincavam juntas. Em 1944, Eva e seus familiares foram deportados para Auschwitz. Ela sobreviveu, mas perdeu o pai e o irmão no campo. Após a libertação, mudou-se para Londres, escreveu livros, percorreu o mundo relatando sua história e, desde 2013, integrava a Ordem do Império Britânico.
