Morre Kjeld Jakobsen, dinarmaquês que viveu no Brasil desde 9 anos e presidiu interinamente a CUT

Morreu Kjeld Aagaard Jakobsen, que foi presidente interino da CUT e era dirigente do Comitê de Solidariedade Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil.
O ex-ministro Celso Amorim, presidente desse comitê, divulgou nota:
É com enorme pesar e com um profundo sentimento de perda que recebemos a notícia do falecimento de Kjeld Aagaard Jakobsen, secretário-executivo do Comitê de Solidariedade Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil, com grandes serviços prestados a essa nobre causa.
A sua trajetória como dirigente e militante defensor dos direitos dos trabalhadores é extensa. Kjeld foi secretário Internacional da CUT, presidente interino da CUT, secretário de Relação Internacionais da Prefeitura Municipal de São Paulo, diretor da Fundação Perseu Abramo, consultor em Cooperação e Relações Internacionais da FPA, além de muitos outros cargos e atividades. São décadas de história de lutas.
Nascido na Dinamarca, Kjeld chegou no Brasil aos 9 anos, em 1964. Sempre foi um combatente incansável. Nunca hesitou, seja nos momentos mais difíceis da política ou da vida.
Vítima de um câncer, se manteve ativo durante todo o período de tratamento. Devido a complicações provocadas pela doença, Kjeld faleceu aos 65 anos no início da madrugada deste sábado, 5 de dezembro.
Em nome de todos os membros do Comitê, manifesto minhas mais sinceras condolências aos familiares e amigos,
Kjeld presente!
Celso Amorim
Presidente do CILL
.x.x.x.
A CUT também divulgou nota:
KJELD JACOBSEN, presente!
Um cidadão do mundo.
Nosso grande companheiro de luta partiu hoje. Deixa um legado inestimável ao movimento sindical, à CUT e a todos que sonham e lutam por um Brasil mais democrático, justo e inclusivo.
Kjeld foi secretário de Relações Internacionais da CUT, tendo brilhante desempenho e sendo querido internacionalmente. Foi também presidente interino da CUT, direitor-financeiro da Fundação Perseu Abramo, secretário Internacional da Prefeitiura de São Paullo, de 2001 a 2004, diretor da Organização Regional Interamericana de Trabalhadores da Central Internacional de Organizações Sindicais Livres e secretário-geral da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul.
A Leonor, sua esposa, e a todos os familiares nossos sentimentos e solidariedade.
Nos últimos dias, Kjeld esteve no Hospital do Câncer AC Camargo, e contou com uma “corrente de preces, vibrações e carinho”, com centenas de participantes. Algo inédito no movimento sindical. O que reforça a importância do nosso querido companheiro.
Kjeld deixa muita saudade a todos os amigos, militantes, dirigentes e familiares.
Nosso viking querido estará sempre entre nós!
São Paulo, 5 de dezembro 2020.
Executiva Nacional da CUT