Apoie o DCM

Morre Luiz Galvão, autor de ‘Preta Pretinha’ e ‘Acabou Chorare’

O fundador dos Novos Baianos, Luiz Galvão
Foto: Reprodução/Instagram

Na noite deste sábado (22), o poeta e fundador do grupo musical Novos Baianos, Luiz Galvão, morreu aos 87 anos. O poeta estava internado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), na cidade de São Paulo.

O músico estava internado desde setembro por suspeita de hemorragia gastrointestinal, em São Paulo. Ele havia sido hospitalizado poucos dias antes, teve alta do hospital, porém, piorou e quando retornou para o hospital foi entubado.

A morte foi confirmada por sua filho Lahirí Galvão, pelo cantor e compositor Caetano Veloso, além de sua companheira de banda Baby do Brasil, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada.

“Vá em paz, meu papai!”, escreveu Lahirí em um stories no seu perfil do Instagram.

Segundo a Folha de S.Paulo, a cantora Baby do Brasil informou que Galvão vinha enfrentando diversos problemas de saúde nos últimos anos. Baby também comentou um pouco sobre sua relação com o artista: “Vivemos tantos anos juntos, em grupo, morando no sítio Cantinho do Vovô, na Cobertura de Botafogo e em outros endereços. Totalizamos dez anos de vida juntos. Tivemos esse privilégio, de estarmos sob o mesmo teto, vivendo uma experiência única e intransferível”.

“Nos tornamos uma família, desde 1969, quando começamos. Investimos com extrema dedicação no propósito de fazermos uma música, genuína, com as melhores influências de todos os tempos e sobretudo brasileiríssima!”, continuou.

O grupo desenvolveu diversos álbuns, como por exemplo, “É Ferro na Boneca” e “Acabou Chorare”, que juntos já venderam mais de 100 mil cópias. Os artistas criaram uma influente mistura de samba com choro, baião, bossa nova, guitarras de rock, psicodelia e a influência da Tropicália.

Galvão nasceu em Juazeiro, na Bahia (BA), conheceu o cantor e violonista João Gilberto e a amizade começou a moldar suas pretensões artísticas, que interrompeu uma possível carreira no futebol. Junto dos outros artistas construiu sua carreira na música e se popularizou com um estilo próprio no Brasil.

 

 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Luiz Galvão (@poetaluizgalvao)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Caetano Veloso (@caetanoveloso)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link