Morre Mário Adler, ex-presidente da Brinquedos Estrela

O empresário Mario Adler, criador do Dia das Crianças no Brasil e ex-presidente da Brinquedos Estrela, morreu nesta sexta-feira (30), aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada. O enterro será neste domingo (1), no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste da capital.
Adler foi responsável por transformar a Estrela em uma das maiores fabricantes de brinquedos do país. Ele comandou a empresa até 1993, quando vendeu sua participação. Também atuou como voluntário em instituições beneficentes e foi diretor da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que lamentou sua morte em nota oficial.
Filho de judeus alemães que fugiram do nazismo, Adler continuou o legado dos pais, Sigfried e Lizelote, que fundaram a Estrela em 1937. A empresa surgiu a partir de uma pequena oficina de bonecas de pano chamada “Estrella”, com duas letras L.
Foi Adler quem impulsionou as comemorações pelo Dia das Crianças como estratégia de marketing.
A data, comemorada em 12 de outubro, se tornou uma das mais importantes para o comércio brasileiro. Em 2017, ele disse ao Estadão: “Acreditávamos que seria uma ação de marketing interessante para incrementar os negócios, mas não tínhamos a menor noção da importância que iria adquirir com o tempo”.