Morre Mercedes, a quem Gabriel García Marquez dedicou “O Amor nos Tempos do Cólera”

Da AFP
“Com grande tristeza, informo a morte de Mercedes Barcha, uma mulher tenaz e generosa. Cúmplice indiscutível de Gabo, mãe de Rodrigo e Gonzalo. Nossas mais profundas condolências”, escreveu no Twitter a secretária de cultura Alejandra Frausto. Até agora, as causas da morte são desconhecidas, embora a mídia colombiana informe que Barcha, que desde 1962 residia na capital mexicana, sofria de problemas respiratórios.
A Fundação Gabo, que já foi Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano, lamentou a morte de Mercedes Raquel Barcha Pardo, “viúva de seu fundador, o nobel literário Gabriel García Márquez”. Barcha e García Márquez se casaram em 1958. Ela é creditada por tornar possível “Cem Anos de Solidão” (1967), o melhor trabalho do escritor.
Nas redes sociais, as mensagens de órgãos culturais, políticos e literários com condolências à família García Barcha foram muitas. “Lamentamos a morte de Mercedes Barcha, esposa e parceira de 56 anos do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez”, disse a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) no Twitter. “Tive o privilégio de conhecer Mercedes Barcha. Grande comunicadora, alegre, crítica, culta, infalível em suas opiniões. Uma grande e linda mulher”, escreveu a prefeita da capital mexicana, Claudia Sheinbaum.
(…)