Morre no Paraná o homem mais velho do mundo, aos 123 anos

Sebastião Batista dos Santos, morador de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, morreu na última quinta-feira (7) aos 123 anos, segundo sua certidão de nascimento. Nascido em 15 de março de 1902, em Mangueirinha (PR), o idoso estava internado havia algumas semanas no Instituto Médico Nossa Vida, a cerca de 400 km de Curitiba.
Segundo familiares, ele já enfrentava problemas de saúde e sua morte ocorreu em razão da idade avançada. De acordo com o Instituto de Identificação do Paraná, vinculado à Polícia Civil, a idade foi confirmada nos registros oficiais.
No entanto, o nome de Sebastião não pôde ser incluído no Guinness Book por falta de alguns documentos exigidos, como registros originais de nascimento e casamento, fotos de diferentes épocas e depoimentos de testemunhas. O recorde mundial oficialmente reconhecido pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias.
Em 2022, quando completou 120 anos, Sebastião recebeu uma bênção apostólica enviada pelo papa Francisco, entregue durante festa organizada pela prefeitura de Coronel Vivida. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o Brasil conta com 37.814 centenários, número 13 mil maior que o registrado em 2010. Quase metade vive no Nordeste, com a Bahia liderando o ranking, seguida por São Paulo.