Morre presidente dos Emirados Árabes Unidos, aos 73 anos

Morreu o emir dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa bin Zayed al Nahyan, nesta sexta-feira (13), segundo a agência de notícias estatal WAM. A causa da morte ainda não foi detalhada.
O Ministério dos Assuntos Presidenciais anunciou luto oficial no país por 40 dias. O trabalho também será suspenso em ministérios, instituições federais e áreas e no setor privado por três dias.
O xeque Khalifa, que lutava contra uma doença há vários anos, deixou há algum tempo de se envolver nos assuntos do dia-a-dia, com seu irmão, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, visto como o governante de fato. Não houve anúncio imediato sobre o sucessor.
Raramente visto em fotos oficiais ou em eventos públicos há anos, ele sucedeu seu pai e fundador dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed, em 2004. Uma década depois, sofreu um derrame que o manteve em grande parte fora da vista do público desde então.
A torre mais alta do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é chamada de Burj Khalifa em homenagem ao falecido governante.