Apoie o DCM

Morre aos 53 anos sobrevivente do acidente com césio-137 em Goiás

Lucimar das Neves Ferreira, sobrevivente do acidente com césio-137
Lucimar das Neves Ferreira, sobrevivente do acidente com césio-137. Foto: Reprodução

Lucimar das Neves Ferreira, um dos sobreviventes do acidente com césio-137 em Goiânia, morreu aos 53 anos neste sábado (25), na Cidade Satélite, em Aparecida de Goiânia. Ele era irmão de Leide das Neves Ferreira, primeira vítima fatal da tragédia radiológica. A Associação das Vítimas do Césio-137 divulgou a morte nas redes sociais; a causa não foi informada.

Lucimar tinha 14 anos quando entrou em contato com o material radioativo no acidente de 1987. Assim como outros integrantes da família, ele ficou exposto depois que o pó de césio se espalhou por diferentes pontos de Goiânia. Leide, que tinha 6 anos, tornou-se símbolo da tragédia ao morrer semanas depois em decorrência da contaminação.

O velório e o sepultamento ocorreram na manhã deste domingo (26), em Abadia de Goiás. O acidente começou em 13 de setembro de 1987, quando dois catadores retiraram um aparelho de radioterapia de uma clínica abandonada em Goiânia e o venderam a um ferro-velho. Durante a desmontagem, uma cápsula com 19 gramas da substância radioativa chamou a atenção pelo brilho azulado. A tragédia provocou quatro mortes diretamente relacionadas à contaminação, expôs centenas de pessoas à radiação e levou mais de mil moradores a monitoramento e exames.