Morre tetraplégico francês que inspirou filme Intocáveis

Morreu, aos 72 anos, Philippe Pozzo di Borgo, empresário francês que ficou tetraplégico e inspirou o filme Intocáveis (2011), um dos maiores sucessos do cinema do país no século XXI. Quem deu a notícia foi um dos diretores do longa, Eric Toledano, que falou com a AFP nesta sexta-feira (2).
“Ele morreu ontem à noite em Marrakech. É um choque e, acima de tudo, uma grande tristeza porque foi uma relação de incrível longevidade”, lamentou o cineasta, que dirigiu o filme lançado há 12 anos com Olivier Nakache.
Pozzo pertenceu a uma família nobre da Córsega e sofreu um acidente de parapente em 1993, ficando tetraplégico. Em 2001, ele publicou um livro chamado Le Second Souffle, no qual conta que seu cuidador, Abdel Yasmin Sellou, o salvou de um quadro de depressão.
Foi essa história que, anos depois, foi adaptada para o cinema, com interpretações de François Cluzet e Omar Sy. Intocáveis alcançou 19,49 milhões de espectadores na França e seu sucesso se estendeu a outros países da Europa, como Suíça, Alemanha, Itália e Espanha.
Nos Estados Unidos, a história ganhou outra versão no longa The Upside (2017), com Bryan Cranston e Kevin Hart.
Com informações do F5.