Apoie o DCM

Morre Wanda dos Santos, lenda do atletismo e segunda brasileira negra nas Olimpíadas

Wanda dos Santos destacou-se como uma das precursoras do atletismo brasileiro. Foto: Divulgação

Wanda dos Santos, aos 93 anos, faleceu nesta segunda-feira (30) em São Paulo, cidade onde nasceu e fez história como atleta. A ex-atleta foi a segunda brasileira negra a representar o país nos Jogos Olímpicos, marcando seu nome na história do esporte.

A causa da morte de Wanda foi uma complicação decorrente da diálise, que resultou em uma infecção sanguínea grave e quadro de desidratação severa. Wanda foi internada na última quarta-feira (25) devido a essas complicações e não resistiu ao quadro clínico.

Wanda dos Santos foi uma das maiores figuras do atletismo brasileiro, destacando-se principalmente nas Olimpíadas de Helsinque em 1952, onde quebrou o recorde sul-americano dos 80 metros com barreiras. Ela também participou dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, sendo a única mulher no time brasileiro.

Ao longo de sua carreira, conquistou quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos, além de ser a maior medalhista do Troféu Brasil de Atletismo, com 48 medalhas de ouro entre 1946 e 1966. Wanda iniciou sua trajetória esportiva no voleibol, handebol e basquete, antes de se consagrar no atletismo, inspirando gerações futuras de atletas brasileir