Apoie o DCM

Mortalidade por coronavírus é 8 vezes maior na Itália do que na Coreia do Sul

Itália: A bandeira italiana em frente à da União Europeia. Divergências entre partidos culmina em crise para forma governo e já sente impactos na economia Foto: PHILIPPE HUGUEN / AFP

De Giovana Girardi e Fabiana Cambricoli no Estado de S.Paulo.

Dois dos países com mais casos de coronavírus depois da China apresentam taxas de mortalidade discrepantes. A letalidade da doença na Itália é mais de 8 vezes a observada na Coreia do Sul. Enquanto no país europeu já morreram 6,21% das pessoas confirmadas com a covid-19, no asiático, a porcentagem de óbitos foi de 0,7%, segundo dados divulgados pelos departamentos de saúde dos dois países.

Fatores como a quantidade de idosos no país – a Itália tem uma população mais envelhecida do que a Coreia – e a estrutura dos sistemas de identificação de novos casos e assistência aos doentes ajudam a explicar essa diferença significativa.

A disparidade indica que a taxa real de mortalidade pelo novo coronavírus pode ser menor do que a que vem sendo observada até o momento, de 3,5%. Na Coreia, o governo fez testagem em massa da população, identificando e contabilizando casos assintomáticos. Após o país identificar o crescimento de casos relacionados a um culto religiosos, pelo menos 200 mil pessoas foram testadas.

(…)