Mortes provocadas por meningite disparam 84% em MG

Foto: Reprodução
Em Minas Gerais (MG), uma em cada sete pessoas diagnosticadas com meningite, não resiste às complicações. Já foram registrados mais de 90 óbitos, sendo 84% maior do que foi em todo ano passado. Os baixos índices da vacinação vem preocupando médicos e as autoridades.
De acordo com os dados do jornal Hoje em Dia, considerando a endêmica no Brasil, a doença pode comprometer a saúde de pessoas de quaisquer idades, porém, o risco é maior ara os menores de cinco anos.
A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção, e o apelo é para que os pais levem os filhos aos postos de saúde. De janeiro a setembro, deste ano, 617 pessoas contraíram meningite em Minas Gerais. A transmissão da doença é por meio das vias respiratórias, e existem casos em que pode ser fecal-oral.
“É necessário ficar atento a sintomas como cefaleia, febre, vômitos associados a quadros de prostração intensa, irritação, rigidez de nuca ou convulsão. Estes sintomas sinalizam a necessidade de assistência médica, com urgência”, afirmou Gilmar Rodrigues, coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica Estadual da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O coordenador reforça que a prevenção é feita, em especial, pela vacinação, que é disponibilizada em rede pública, comumente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Podem receber as doses crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde, que são os grupos de maior risco.
A cobertura vacinal contra a meningite está muito baixa, segundo o Ministério da Saúde (MS). A meta preconizada é de 95%, porém, está estagnada em 74%.
Saiba quais são as vacinas oferecidas:
- Meningocócica C (conjugada)
- Duas doses, aos 3 e 5 meses, com intervalo de 60 dias. Reforço: aos 12 meses.
- Meningocócica ACWY (conjugada)
- Uma dose para adolescentes de 11 e 14 anos. Para os de 13 e 14 anos está disponibilizada, temporariamente, até junho de 2023.
- Pneumocócica 10-valente (conjugada)
- Duas doses aos 2 e 4 meses, com intervalo de 60 dias. Reforço: aos 12 meses de idade.
- Vacina Penta
- Três doses, aos dois, quatro e seis meses, com intervalo de 60 dias.
- Vacina BCG
- Dose única, de preferência, logo após o nascimento.