Apoie o DCM

Moscas e fedor: navio com 3 mil vacas grávidas passa 2 meses à deriva na Turquia

navio Spiridon II
Navio Spiridon II – Reprodução

Milhares de vacas prenhes seguem confinadas no navio Spiridon II, que está à deriva há quase dois meses após ter a entrada negada no porto de Bandirma, na Turquia. Relatos e imagens citadas pelo The Sun mostram forte odor, moscas e animais morrendo e parindo em meio ao acúmulo de sujeira. A embarcação, de bandeira do Togo, transporta cerca de 2.900 cabeças de gado em porões abafados desde que deixou Montevidéu em 20 de setembro.

Ao chegar ao destino no dia 22 de outubro, a tripulação não recebeu autorização para descarregar o gado por inconsistências nas etiquetas auriculares e nos registros de parte dos animais. A Fundação de Bem-Estar Animal, da Alemanha, informou que ao menos 58 vacas morreram e cerca de 140 filhotes nasceram durante a travessia. Pelo menos 50 bezerros foram identificados, sem confirmação de sobrevivência, e o paradeiro dos outros 90 segue desconhecido.

Após pressão internacional, autoridades turcas autorizaram apenas um breve reabastecimento e determinaram que o Spiridon II retornasse ao Uruguai, viagem que deve durar cerca de 32 dias. A organização relata queda acelerada nos estoques de comida e água e alerta para a fragilidade dos animais. “Após a longa viagem do Uruguai para a Turquia, os animais já estavam debilitados. Cada novo atraso significa sofrimento imenso”, afirmou a veterinária Dra. Maria Boada Saña ao The Sun.