Apoie o DCM

“Motel Destino” desafia conservadorismo no Brasil, diz diretor Karim Aïnouz

Cena do filme “Motel Destino”, do diretor Karim Aïnouz. Foto: Divulgação

O longa-metragem “Motel Destino”, filme totalmente cearense, foi selecionado para a competição pela Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França. O evento ocorre entre os dias 14 e 25 de maio.

A trama acompanha a história de Heraldo, interpretado por Iago Xavier. Na tentativa de se livrar de uma dívida, o personagem planeja um assalto a um banco, mas não tem sucesso. Buscando refúgio, ele encontra abrigo em um motel de beira de estrada, onde conhece Dayana, personagem de Nataly Rocha, que é casada com Elias, vivido por Fábio Assunção.

Para o diretor do filme, o brasileiro Karim Aïnouz, a obra desafia o conservadorismo no Brasil. Filmado em 2023, o longa reflete a intensidade de um Brasil pós-pandemia de Covid-19 e busca capturar a essência da cultura cearense.

O roteiro é de Wislan Esmeraldo, também cearense, e estava pronto há cerca de seis anos. Em 2017, Karim e Wislan conseguiram um edital para produzir o filme, mas o processo foi cancelado. “Então, a gente parou de fazer, parecia um sonho interrompido. Durante os anos do governo (de Jair Bolsonaro, entre 2018 e 2022), estive fora. Todos os meus projetos do Brasil foram cancelados. Foi um momento violento para a cultura. Tinha vontade de filmar de novo no Brasil”, disse o diretor ao g1.

“O filme vem com a força de um tesão represado. Vem com paixão, vontade de liberdade e ousadia, com vontade de experimentação. Ele vem como uma resposta e grito de alegria. É um cinema que pode voltar a existir de novo”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link