Mounjaro pode ser usado para tratamento de insônia; entenda

A Anvisa aprovou o uso do medicamento Mounjaro para tratamento da apneia obstrutiva do sono em adultos com obesidade. A decisão foi assinada na última sexta-feira (17) e publicada na segunda-feira (20) no Diário Oficial da União. Desenvolvido pela Eli Lilly, este é o primeiro fármaco aprovado no Brasil especificamente para essa indicação terapêutica.
O princípio ativo do Mounjaro é a tirzepatida, mesma substância já autorizada para tratamento de diabetes tipo 2. “A aprovação de Mounjaro para a apneia obstrutiva do sono é um marco transformador para os pacientes, já que se trata de uma condição subdiagnosticada e com opções de tratamento limitadas”, afirmou Luiz André Magno, diretor médico sênior da Lilly.
A decisão foi baseada em estudos clínicos publicados, incluindo pesquisa no “New England Journal of Medicine”. Atul Malhotra, principal autor do estudo, destaca que “este estudo é um marco significativo no tratamento da AOS, oferecendo uma nova opção terapêutica promissora”. Segundo a fabricante, até 50% dos adultos em uso do medicamento deixaram de apresentar sintomas da apneia.
Além de reduzir significativamente as interrupções respiratórias durante o sono, o tratamento com tirzepatida demonstrou potencial para diminuir a dependência do CPAP, aparelho tradicionalmente usado no manejo da condição.
