Apoie o DCM

Mourão alivia para Bolsonaro, critica Salles e diz que ações na Amazônia e Pantanal continuam

Do Metrópoles:

Ricardo Salles e Hamilton Mourão

O vice-presidente da República e e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (28/8) que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se precipitou ao anunciar a suspensão de operações contra o desmatamento ilegal na Amazônia e a queimadas no Pantanal.

Mais cedo, o Ministério do Meio Ambiente anunciou a suspensão das ações devido ao bloqueio orçamentário de R$ 60,6 milhões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo Mourão, esse bloqueio não será efetuado.

“O ministro se precipitou, pô. O ministro teve uma precipitação aí e não vai ser isso que vai acontecer, não vai [sic] ser bloqueado os R$ 60 milhões aí, entre Ibama e ICMBio, que são exatamente do combate ao desmatamento e a queimada ligada á área do ministério”, disse Mourão a jornalistas.

Após a divulgação da nota, o vice-presidente disse que conversou com Salles por telefone e afirmou que o ministro “não agiu da melhor forma” ao anunciar o bloqueio de recursos e suspensão de operações.

(…)

.x.x.x.

PS do DCM: O vice-presidente Hamilton Mourão preferiu jogar a responsabilidade dos cortes nos investimentos nas costas do ministro do Meio Ambiente, desconsiderando que quem manda é Jair Bolsonaro.

No início da noite, o governo retrocedeu na medida e disse que vai manter os recursos para o combate ao desmatamento.