Mourão contradiz Bolsonaro: “uma briga com a China não é uma boa briga, certo?”

A jornalista Mônica Bergamo entrevistou o general Hamilton Mourão, vice de Jair Bolsonaro, na Folha de S.Paulo.

(…)

O primeiro embaixador do Brasil nos EUA no regime militar, Juracy Magalhães, falou a célebre frase: o que é bom para os EUA é bom para o Brasil. Isso mudou, mesmo nos governos militares. Declarações de Jair Bolsonaro e do futuro chanceler, Ernesto Araújo, indicam que pode haver de novo um alinhamento com os americanos. Isso é bom para o Brasil? A posição brasileira tem sido sempre marcada por um certo pragmatismo. A gente tem que buscar nossos objetivos e os países que fortaleçam a conquista desses objetivos.

A posição dos EUA é inquestionável. É a potência hegemônica, que tem capacidade de travar guerra em dois locais diferentes ao mesmo tempo e grande projeção tecnológica. É um mercado a ser explorado e uma parceria estratégica.

Mas não podemos descuidar dos outros grandes atores da arena internacional. Não podemos nos descuidar do relacionamento com a China.

O senhor esteve com os chineses. Como eles receberam a frase do presidente eleito de que estão querendo comprar o Brasil? Aquilo [a declaração] é mais uma retórica de campanha, né? Com as redes sociais, muita coisa flui e não é a realidade. E as pessoas compram aquilo como se fosse verdade absoluta.

Não é o que ele pensa? Não digo nem que não seja o que ele pensa. A realidade é que isso é o que vira aí pela rede.

E como o governo pensa? O governo precisará ter uma posição equidistante. É óbvio que com os EUA, vamos colocar assim, tanto o presidente Bolsonaro quanto o presidente [Donald] Trump têm uma forma peculiar de lidar com o mundo exterior. Eles são meio parecidos nisso aí.

Mas Trump comanda a maior economia do mundo e pode comprar certas brigas. Eu acho que o presidente Bolsonaro não vai poder.Exatamente. Nós podemos comprar as brigas que podemos vencer. As que a gente não pode, não é o caso de comprar.

Uma briga com a China não é uma boa briga, certo? Tenho certeza absoluta de que nós não vamos brigar —34% das nossas exportações são para a China. Não podemos fechar esse caminho pois tem outros loucos para chegarem nele.

O anúncio de que o Brasil pode mudar a sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, não pode descontentar o mundo árabe? É óbvio que a questão terá que ser bem pensada. É uma decisão que não pode ser tomada de afogadilho, de orelhada.

Nós temos um relacionamento comercial importante com o mundo árabe. E competidores que estão de olho se perdermos essa via de comércio.

Há também uma população de origem árabe muito grande em nosso país, concentrada nas nossas fronteiras.

Temos sempre que olhar a questão do terrorismo internacional oriundo da questão religiosa, que poderá ser transferida para o Brasil se houver um posicionamento mais forte em relação ao conflito do Oriente Médio.

Agora, dentro daquela disciplina intelectual: após estudado o assunto, espancada a ideia, tomada a decisão, vamos com ela.

O novo chanceler já disse que o debate das mudanças climáticas fazem parte de uma trama marxista para sufocar as economias ocidentais. O senhor concorda? Não resta dúvida de que existe um aquecimento global. Não acho que seja uma trama marxista.

Mas vamos falar do outro lado da moeda: o ambientalismo é utilizado como instrumento de dominação indireta pelas grandes economias. Quando você coloca amarras no nosso país por meio de um ambientalismo xiita, de ONGs, você tolhe um pouco o potencial que o país tem.

O futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, disse que o Mercosul não será prioridade. O senhor acha que o acordo é ideológico e uma trava para o Brasil? O Mercosul, como acordo de comércio, não está cumprindo a sua função.

Então, antes de pensarmos em extinguir, derrubar, boicotar, temos que fazer os esforços ainda necessários para que atinja os seus objetivos.

Tem que haver uma conversa maior com os nossos vizinhos. Principalmente com a Argentina.

O senhor vê possibilidade de o Brasil participar de uma intervenção na Venezuela? Ou a possibilidade está descartada? Descartada, é lógico. Não faz parte da nossa tradição diplomática a intervenção em assuntos internos de outros países.

O que o Brasil pode fazer é participar do esforço conjunto internacional para que a democracia retorne ao país, mas com uma pressão diplomática, sem retaliações.

O pessoal gosta de falar de governo militar. Lá é realmente um governo militar porque as Forças Armadas estão em todas as atividades do país.

(…)

O senhor falou que na Venezuela há um governo militar e que aqui não será um governo militar. Será um governo com participação de pessoas oriundas das Forças Armadas.

Há o temor de que o país viva sob uma tutela militar. Em nenhum momento houve isso, né? Não houve essa tutela [nos anos recentes]. O que aconteceu ao longo desse período? O país entrou numa tal rota de falta de ética, de corrupção, ineficiência e má gestão que a população como um todo passou a se voltar para as Forças Armadas. E as Forças Armadas se mantiveram calmas e tranquilas em suas funções. Ninguém saiu do quartel nem nada.

(…)

A Argentina puniu militares, o Chile puniu, só o Brasil que não puniu. O Brasil puniu quem tinha que ser punido e acabou. E tem muita gente que está solta aí [de esquerda] que foi anistiada e que matou gente. Quem não quer pacificar esse assunto não compreendeu a história do país. Está com a lanterna na popa.

General Mourão na GloboNews (Foto: Reprodução)
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

VÍDEO: palmeirense infiltrado no MorumBis é agredido por torcedores do São Paulo

Durante o Choque-Rei da última segunda-feira (29), válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, um…

2 minutos ago

Monark volta às redes e chama Felipe Neto para porrada: “Bora?”

Bruno Monteiro Aiub, o Monark, voltou às redes na última terça-feira (30) e fez uma…

22 minutos ago

Colégio onde filha de Samara Felippo foi alvo de racismo diz que definirá ‘ações de reparação’

A Escola Vera Cruz, uma das mais tradicionais em São Paulo, afirmou que vai definir…

35 minutos ago

VÍDEO: ‘Castelo do Harry Potter’ é destruído por ataque russo na Ucrânia

Um edifício em estilo gótico, conhecido como o "Castelo do Harry Potter", foi destruído em…

1 hora ago

Onda de calor deve persistir até segunda semana de maio, diz Climatempo

A onda de calor que afeta o Brasil deve persistir até a segunda semana de…

1 hora ago

Davi Brito tem perfil no Instagram invadido e hacker divulga esquema financeiro

O Instagram de Davi Brito, vencedor do Big Brother Brasil 24, foi hackeado na noite…

8 horas ago