Apoie o DCM

Mourão elogia ditadura no Senado: “Contribuiu para a democracia brasileira”

General Hamilton Mourão. (Foto: Reprodução)

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), durante pronunciamento no Senado, na última quinta-feira (30), elogiou a ditadura militar de 1964 e disse que as ações da época deixaram um “importante legado” no processo democrático brasileiro.

“É praticamente impossível não encontrar na vida do país os traços e antecedentes das reformas empreendidas naquele período, que dinamizaram sua sociedade e, acima de tudo, fortaleceram a democracia brasileira, que, pela primeira vez na história republicana, teve um regime inaugurado sem golpe de Estado. (…) Ao contrário dos que insistem em tirar o 31 de março do seu lugar, que é a história, os militares aprenderam com ela”, disse.

Mourão se refere ao período como uma “revolução”. Para o general, não houve golpe de estado instituído pelos militares que tomaram o poder do país à força. Pelo contrário, segundo ele, o período marcado por extrema violência e repressão, proporcionou “grande contribuição militar para a estabilidade política do país”:

“A mensagem foi clara: os políticos não teriam mais o seu general para resolver os impasses que criavam. (…) Os militares brasileiros conhecem muito bem o seu papel nessa democracia, fruto de suas origens, de sua formação e pela história. Quem parece não conhecer são os que, achando-se donos da história, pretendem dirigir o país com os olhos no retrovisor. É para frente que se anda”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link