Mourão diz que golpe militar de 64 foi “revolução democrática”

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), chamou o golpe militar de 1964, que destituiu o legítimo presidente João Goulart, de “revolução democrática”, nesta terça-feira (19). “O Exército, com uma história de vitórias, desde Guararapes, quando índios, brancos e negros combateram os holandeses, passando pela Guerra do Paraguai, 2ª GM e pela Revolução Democrática de 1964 até os dias atuais, preserva a soberania e contribui com o Brasil. Parabéns ao EB!”, publicou Mourão em suas redes sociais.
A frase foi em comemoração pelo Dia do Exército, celebrado hoje. Na segunda-feira (18), ele já tinha debochado das vítimas da ditadura brasileira, quando afirmou dando risada em uma entrevista: “Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”.
A frase foi referente a áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM), divulgados pelo O Globo, em que ministros reconhecem que presos políticos foram torturados no País. Mourão respondia a pergunta de um repórter sobre a apuração disso.