Apoie o DCM

“Movimento LGBT” é classificado como extremista e terrorista na Rússia

Movimento LGBTQIA+ na Rússia. Foto: Olga Maltseva/AFP

A Rússia incluiu o que chamou de “movimento LGBT” em uma lista de organizações extremistas e terroristas, conforme anunciado pela mídia estatal nesta sexta-feira (22). Essa decisão segue uma determinação da Suprema Corte russa de novembro do ano passado que designou ativistas LGBT+ como extremistas.

A lista é mantida pela agência Rosfinmonitoring, que tem autoridade para congelar contas bancárias de mais de 14 mil pessoas e entidades colocadas nas classificações de oposição ao governo de Vladimir Putin. Essa lista abrange desde grupos como a Al Qaeda até empresas como a Meta, proprietária das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, além de associados do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, que tinha relações com movimentos nazistas.

De acordo com a agência de notícias estatal RIA, a nova listagem se refere ao “movimento social LGBT internacional e suas unidades estruturais”. Nos últimos anos, a Rússia implementou leis que proíbem a promoção de relações sexuais “não tradicionais” e impedem mudanças legais ou médicas de gênero.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link