Apoie o DCM

Movimentos marcam protestos para 50 cidades no Brasil e no exterior

A menos de um mês do pontapé inicial da Copa do Mundo, movimentos sociais convocaram para esta quinta-feira (15/05) manifestações contra o Mundial em mais de 50 cidades do Brasil e do exterior. Além das marchas, os movimentos pretendem desde cedo fechar importantes vias e acessos das cidades, no que pode ser a retomada dos grandes protestos desde o fim da Copa das Confederações, no ano passado.

Os protestos foram batizados de “Manifestação das Manifestações”, em alusão ao bordão “Copa das Copas” utilizado pela presidente Dilma Rousseff. Eles foram convocados pelos Comitês Populares da Copa espalhados pelo país e a expectativa é de que tenham a adesão também de dezenas de grupos, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e movimentos estudantis.

Entre as principais reivindicações estão a liberdade de manifestação e exigência do arquivamento de todos os projetos antimanifestação que estão no Congresso; contra a violência policial; as mortes de operários na construção dos estádios; à favor de moradia digna para todas as 250 mil famílias removidas por conta das obras para o megaevento; e investimentos em habitação, segurança, saúde e educação.

Em São Paulo e em outras cidades, os manifestantes vão começar as ações desde cedo, com o fechamento de algumas vias importantes, o que deverá causar grandes congestionamentos. No final da tarde, o movimento vai se concentrar às 17h (no horário local) na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, e seguir até o Estádio do Pacaembu. No Rio de Janeiro, o ponto de encontro será na Central do Brasil, às 16h.

“Em São Paulo, nós esperamos para o ato da noite a participação de pelo menos 10 mil pessoas”, diz Juliana Machado, membro do Comitê Popular da Copa de São Paulo. “Não podemos prever se haverá grupos presentes que vão usar a tática da violência. A princípio, o protesto é pacífico. Mesmo assim, há preocupação com confrontos com a polícia, já que a violência tem começado por parte deles.”

Saiba Mais: dw