Movimentos sociais mobilizam-se contra honraria dada a Malafaia na Bahia

Uma carta assinada por 87 organizações de movimentos sociais foi entregue à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na tarde desta terça-feira (24). A comissão também visitou a sede do Ministério Público da Bahia, especificamente a curadoria dos Direitos Humanos, para reivindicar a revogação da Comenda 2 de Julho concedida a Silas Malafaia.
O advogado do PT na Bahia, Silvio Lacerda, divulgou a ação em seu Instagram, afirmando que “A Comenda, que representa a luta e a resistência do povo baiano pela independência do Brasil, não deve ser dada a quem promove discursos de ódio e intolerância, desrespeitando a diversidade e os direitos conquistados pelos movimentos sociais, especialmente pelas comunidades LGBTQIA+, feministas e religiões de matriz africana”.
Na semana anterior, o Diário Oficial do Legislativo havia anunciado que o líder religioso receberia a honraria da Casa em uma sessão ainda a ser marcada. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia foi uma das entidades que já havia manifestado seu repúdio à concessão da comenda.