MP do Ceará recomenda a suspensão da transferência de terras em Jericoacoara

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou nesta sexta-feira (26) que o governo estadual suspenda o acordo de transferência de terras da Vila de Jericoacoara para a empresária Iracema Correia São Tiago, que reivindica ser proprietária de 80% da área. O MP solicita que o acordo seja paralisado até que uma análise mais detalhada seja realizada para garantir a legitimidade da propriedade.
Na recomendação ao Governo do Ceará, à Procuradoria-Geral do Estado (PGE-CE) e ao Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), o MPCE questiona o aumento significativo da área registrada da propriedade, que teria passado de 441,04 hectares para 924,49 hectares.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já expressou dúvidas quanto à titularidade e integridade dos registros apresentados, reforçando a necessidade de investigação.
O prefeito eleito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cezar (PP), também busca barrar a transferência das áreas. Em entrevista ao colunista Carlos Madeiro, do UOL, ele afirmou que acionou o Ministério Público Federal (MPF) para anular o acordo e garantiu que não permitirá que a empresária assuma as terras. “Eles podem até tentar ganhar, mas eles nunca vão assumir”, declarou.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
