Apoie o DCM

MP investiga se PCC financiou compra de jogadores do Corinthians

Rafael Maeda Pires, conhecido como “Japa” – Foto: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) está investigando se o Primeiro Comando da Capital (PCC) financiou jogadores do Corinthians. A apuração surgiu após o nome de Rafael Maeda Pires, conhecido como “Japa”, ser vinculado ao caso. Japa, que foi um dos principais operadores do PCC, está no centro das suspeitas envolvendo o possível esquema de financiamento.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) conduz a investigação, analisando se as contratações dos jogadores foram realizadas com recursos do tráfico de drogas da facção. A investigação é sigilosa e busca confirmar se o PCC usou o futebol para lavar dinheiro e expandir sua influência. Caso as suspeitas se confirmem, o impacto no futebol e no combate ao crime organizado pode ser significativo.

A delação de março de 2023 revelou que Japa teria intermediado a contratação de jogadores como Du Queiroz e Igor Formiga para o Corinthians. Mensagens de WhatsApp e registros de transações bancárias, já obtidos pelo MPSP, indicam uma possível proximidade entre Japa e dirigentes do clube. O caso ganha complexidade após a morte de Japa em maio de 2023, levantando suspeitas adicionais sobre a influência do PCC no futebol.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link