Apoie o DCM

MP irá investigar Douglas Garcia por ofensas à Vera Magalhães

Deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) ofendeu e intimidou a jornalista Vera Magalhães. Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (14) o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, instaurou uma investigação no âmbito criminal contra o deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) que ofendeu e intimidou a jornalista Vera Magalhães após o debate entre candidatos ao governo de São Paulo, realizado pela TV Cultura, Folha e UOL na noite da última terça-feira (13).

O deputado tem direito a foro privilegiado por prerrogativa de função e só pode ser processado criminalmente pelo Procurador-Geral. O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo irá apurar a conduta do parlamentar. A Alesp já recebeu seis pedidos de cassação contra Garcia.

Em agosto, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) assinou um acordo com entidades da imprensa para fortalecer a proteção a jornalistas a partir da criação de canais complementares para o recebimento de denúncias de casos de violência contra esses profissionais.

Vera Magalhães disse, em entrevista à GloboNews, que o parlamentar agiu “deliberada e premeditadamente”.

“Ele tinha uma credencial de convidado do candidato Tarcísio Freitas para me agredir, ele fez isso deliberadamente e premeditadamente porque ele postou antes nas redes sociais de que estava a minha espera. Perguntou: ‘será que a Vera Magalhães vai aparecer’? Portanto, quem se diz agora surpreso e indignado… seu partido, já devia ver que ele estava premeditando alguma coisa, pois ele fez essa postagem. Isso é lamentável, é inadmissível”, afirmou.

Após o ocorrido, o Republicanos postou uma nota dizendo que não compactua com a forma que o bolsonarista abordou Vera Magalhães, e informa que que o partido irá convocá-lo para se explicar: “O Republicanos repudia o ocorrido nos bastidores do debate da TV Cultura envolvendo o deputado estadual Douglas Garcia e não compactua com a forma como ele abordou a jornalista Vera Magalhães. A conduta do partido, que preza pelo conservadorismo na sua essência, é sempre pela via do diálogo, do bom senso e do respeito aos demais partidos, às instituições e às pessoas. Isso foi deixado claro ao Douglas no ato da sua filiação no ano passado”, diz a nota

“Não reagimos com destempero às meias-verdades ou mentiras publicadas a nosso respeito. Ao contrário: procuramos sempre mostrar o outro lado ainda que ele seja muitas vezes ignorado. Nunca o partido agrediu de nenhuma maneira qualquer pessoa. Sendo assim, a Executiva Estadual do Republicanos de São Paulo irá convocar o deputado Douglas Garcia para dar suas explicações e avaliará eventuais medidas concretas a serem tomadas”, informa o comunicado da Executiva estadual do partido em São Paulo.

Em seu perfil nas redes sociais, o deputado bolsonarista divulgou um vídeo no qual negou ter agredido a jornalista, afirmando que a abordou para questionar o contrato dela com a TV Cultura e que registrou um boletim de ocorrência contra ela por “calúnia e difamação”. Ao final da gravação, ele repete as ofensas que proferiu durante o debate.

O parlamentar também voltou a falar a mentira que tem sido compartilhada em redes sociais de que Vera Magalhães receberia R$ 500 mil anualmente.

“Eu ganho R$ 22 mil por mês da TV Cultura, desde o ano de 2020, num contrato que é público, que ele como deputado já requereu e ao qual ele tem acesso, e que eu já publiquei nas minhas redes sociais. Ele veio mentir novamente”, declarou Vera em um vídeo em seu perfil no Instagram.

A confusão só terminou quando o diretor de redação da TV Cultura, Leão Serva, tomou o celular do deputado e arremessou. Em vídeo, o profissional afirmou que agiu desse modo porque o deputado Garcia “já tem uma prática de perseguição” e assédio em relação a Vera Magalhães.

Confira o momento em o deputado bolsonarista ataca a jornalista Vera Magalhães:

https://www.youtube.com/watch?v=TOkedRPDf-I

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link