Apoie o DCM

MP ouvirá mãe de santo ofendida por Sérgio Camargo 

A candomblecista registrou ocorrência pelos crimes de injúria racial, discriminação racial e discriminação religiosa

DO CORREIO BRAZILIENSE

Depois de registrar ocorrência na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), Adna Santos, mais conhecida como Mãe Baiana, irá, nesta quinta-feira (4/6), ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Segundo a mãe de santo, o próprio órgão a chamou para fazer uma representação contra Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares.

Em áudio vazados, Camargo, além de chamar o movimento negro de escória, ofendeu Mãe Baiana. “Uma tal de Mãe Baiana, que ficava aqui infernizando a vida de todo mundo. Além de fazer macumba para mim, essa miserável está querendo agitar invasão aqui de novo.” O presidente afirmou ainda que não irá contribuir com terreiros ligados a religiões de matrizes africanas. “Não vai ter nada para terreiro na Palmares, enquanto eu estiver aqui dentro. Nada. Zero. Macumbeiro não vai ter nenhum centavo.”

Na Decrin, a candomblecista registrou ocorrência pelos crimes de injúria racial, discriminação racial e discriminação religiosa contra Camargo. “Fizemos o acolhimento, vimos um possível crime e constatamos que os fatos narrados envolvem um presidente de uma fundação federal ligada ao Ministério do Turismo, sendo, portanto, uma investigação de competência federal”, explicou, ao Correio, a delegada-chefe Ângela Maria dos Santos. O material será encaminhado, também nesta quinta, à corporação responsável pela apuração.

(…)