MPF abre inquérito para investigar uso eleitoral do 7 de Setembro por Bolsonaro

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para apurar a condução do Governo Federal na organização do desfile de 7 de setembro no Rio de Janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Como medidas iniciais de investigação, os procuradores da República da Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadão do Rio de Janeiro (PRDC-RJ ) solicitaram ao Ministério da Defesa e aos Comandos locais todos os gastos realizados na organização do evento, incluindo diárias e passagens do pessoal empregado. A PRDC-RJ também solicitou à prefeitura e ao governo do estado do Rio de Janeiro uma estimativa dos gastos que tiveram no apoio material ao evento, desde a segurança, organização de trânsito e limpeza.
Bolsonaro veio ao Rio de Janeiro em aeronave oficial e o evento teve suporte de diversos órgãos do Executivo, como o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que organizou a segurança, e a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), que atuou no credenciamento e atendimento da imprensa.
Durante o desfile, o presidente Jair Bolsonaro e candidatos aliados acompanharam as apresentações das Forças Armadas em um palanque montado perto do Forte de Copacabana. Com diversos carros de som e trios elétricos, o presidente realizou atos de campanha. Ainda no evento oficial, Bolsonaro desceu do palanque e cumprimentou eleitores.
O presidente vem desde julho dando diversas declarações indicando que as celebrações do bicentenário da independência seriam instrumentalizadas pela sua campanha.
Com informações do UOL.