Apoie o DCM

MPF dá 120 dias para Damares Alves pagar indenização a vítimas de escravidão

Veja a Damares Alves
A ministra Damares Alves | Marcos Corrêa/PR/Divulgação

MPF fixou o prazo de 120 dias para Damares Alves localizar e pagar indenização às vítimas da Fazenda Brasil Verde.

Pressionando Damares

No ano de 2016, o Brasil se tornou o primeiro país condenado pela OEA por violação dos direitos dos indivíduos em casos de escravidão e tráfico de pessoas. O prazo para reparar 128 pessoas, em valores que somavam US$ 5 milhões, era de um ano.

Ocorre que, cinco anos depois, 40% das vítimas (53) não receberam o pagamento.

Na fazenda, em Sapucaia, sul do Pará, do grupo Irmãos Quagliato, um dos maiores criadores de gados do Norte do país, os agricultores dormiam em galpões, sem eletricidade, camas ou armários, com comida de péssima qualidade e escassa. O material de trabalho era descontado dos “salários”.

Com informações de Amanda Almeida na Coluna de Lauro Jardim no Globo.

Veja a Damares Alves
A ministra Damares Alves | Marcos Corrêa/PR/Divulgação

Lava Jato e o anteprojeto ilegal

Reportagem exclusiva de Pedro Zambarda no DCM:

Os procuradores da Lava Jato apresentaram, a partir de 20 de março de 2015, segundo ano e auge da operação, as ’10 medidas contra a corrupção’. O projeto coletou mais de um milhão de assinaturas em uma campanha nacional e divulgou os integrantes do Ministério Público que atropelaram a Constituição.

Um diálogo no Telegram de 24 de abril daquele ano mostra que procuradores já queriam atropelar as bases da democracia brasileira. Deltan Dallagnol, de Curitiba, Helio Telho, de Goiás, e Vladimir Aras, de Brasília (primo de Augusto Aras) falam de um anteprojeto controverso para ser inserido nas ’10 medidas’.

Às 12h42, Telho anexa um arquivo e escreve o seguinte:

“Criei esse grupo para facilitar a discussão sobre a redação da proposta do anteprojeto de lei sobre provas ilícitas. Fiz uns ajustes no texto. Vou postar aqui para vocês avaliarem a viabilidade de prosseguirmos”.

Deltan Dallagnol responde às 18h08:

“Grande Helio, segue com algumas sugestões”. O procurador da Força-Tarefa manda outro anexo.

E sugere:

“Gostaria de estar (sic) [com] essa questão na pauta. Desmembrá-la é perfeito. Se o ônus de encaminhar junto com as 10 medidas for grande, pode ser encaminhado em paralelo”.

Leia mais aqui.