Apoie o DCM

MPF pede que governo retire garimpeiros de terra indígena no Pará

Do Jornal Nacional

Balsa de garimpo em Terra Indígena Yanomami. (Foto: Guilherme Gnippe/ Funai)

O Ministério Público pediu que o governo federal atue com urgência para retirar garimpeiros que invadiram um território indígena no Pará. Um vídeo divulgado pelo Ministério Público Federal mostra indígenas que apoiam o garimpo ilegal portando duas armas em uma das aldeias do povo Munduruku, no sudoeste do Pará.

Eles impediram o desembarque de um grupo de caciques que são contra a mineração na terra indígena. “Os guerreiros foram para conversar com o dono da balsa. Aí esse grupo de indígenas que defende atividade de garimpo seguiram os guerreiros e ameaçaram. Inclusive, por pouco, não teve derramamento de sangue”, contou um entrevistado.

Na semana passada, garimpeiros começaram a levar para dentro da terra indígena máquinas usadas na extração ilegal de ouro. Os caciques afirmam que o objetivo dos garimpeiros é abrir uma nova frente de mineração ilegal às margens do rio Tapajós, em uma área de floresta ainda preservada e que um pequeno grupo de indígenas vem permitindo o acesso dos invasores.

“Eles fazem acordo com empresários que têm certo poder aquisitivo, que tenham condições de comprar uma máquina retroescavadeira e financiar o garimpo”, declarou um entrevistado. (…)