Apoie o DCM

MPM quer condenar 8 militares do Exército réus por fuzilar músico e catador no Rio em 2019

Do G1:

Carro é fuzilado pelo Exército no Rio, causando a morte do músico Evaldo Rosa, de 51 anos — Foto: Fabio Teixeira/AP

O Ministério Público Militar (MPM) pediu à Justiça a condenação de oito militares do Exército pelas mortes do músico Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos, e do catador de latinhas Luciano Macedo, em abril de 2019, na Zona Norte do Rio.

Evaldo foi baleado pelos militares enquanto dirigia seu carro na Estrada do Camboatá, perto da Avenida Brasil, em Guadalupe. E Luciano, que estava próximo ao local onde o carro foi fuzilado, foi baleado enquanto tentava socorrer o músico. Ele morreu dias depois, no hospital.

O MPM também quer a condenação dos oito militares pela tentativa de homicídio do sogro de Evaldo, Sérgio Gonçalves de Araújo, que também foi baleado, mas sobreviveu. Ele estava no banco do carona do carro.

Além de Evaldo e do sogro, também estavam no veículo o filho de 7 anos do músico, a esposa dele e uma amiga da família – que não foram atingidos pelos disparos.

Segundo laudo da perícia, o carro foi atingido por 62 tiros. E os militares fizeram, no total, 257 disparos. (…)