Apoie o DCM

MPT registrou quase 6 mil denúncias de trabalho escravo em cinco anos

Do Congresso em Foco

Escravidão moderna

Em 2020 o Brasil completa 132 anos desde a abolição da escravidão no país. Porém, situações análogas ao trabalho escravo ainda não foram erradicadas. Nos últimos cinco anos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 5.909 denúncias sobre trabalho escravo. Apenas no ano passado, foram encontrados pela Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) 1.054 trabalhadores em condições análogas à escravidão. Desses, 968 foram resgatados.

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, marcado nesta terça-feira (28), a Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) divulgou um balanço do número de casos de trabalho escravo no Brasil. De acordo com dados apresentados pelo chefe substituto da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) do Ministério da Economia, Matheus Viana, somente em 2019, foram encontrados 1.054 trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Foram fiscalizados 267 estabelecimentos. As informações são da plataforma Radar, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). O número é menor do que o registrado em 2018 (1.745 trabalhadores), mas a quantidade de estabelecimentos fiscalizados aumentou, uma vez que no ano anterior foram inspecionados apenas 252 locais. (…)