Apoie o DCM

Mudar estilo de vida pode evitar quase 50% dos casos de câncer

Até 2025, o número de casos de câncer no mundo pode aumentar cerca de 40% chegando a mais 20 milhões de novos diagnósticos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quase a metade desse número poderia ser evitada por meio de mudanças no estilo de vida, afirmam especialistas. Cigarro, excesso de peso e carne são considerados os grandes vilões que contribuem para o aparecimento da doença.

Em 2012, cerca de 14 milhões de novos casos de câncer foram registrados no mundo. A doença foi responsável por 8,2 milhões de mortes e a expectativa é que, nos próximos dois anos, esse número chegue a 13 milhões. Os tipos mais diagnosticados atingem o pulmão, mama e cólon.

Os dados foram divulgados pela OMS por ocasião do Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça-feira.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que mais de 570 mil casos de câncer sejam diagnosticados neste ano. Os com maior incidência são de pele, próstata e mama.

Embora o grande número de diagnósticos seja alarmante, pesquisas recentes revelam que uma boa parte dos casos poderiam ter sido evitados. “Câncer não é o destino”, afirma Indrayani Ghangrekar, porta-voz da organização britânica Pesquisa sobre Câncer do Reino Unido. Apesar de todo o câncer estar relacionado a mudanças no genoma, a velocidade no acúmulo desses erros no material genético depende do comportamento de cada um.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Londres Queen Mary, em parceria com a organização Pesquisa sobre Câncer do Reino Unido, mostrou que o estilo de vida tem uma grande influência no aparecimento dessa doença.

Cerca de 42,7% de todos os novos casos de câncer registrados em 2010 em países desenvolvidos, como o Reino Unido, poderiam ter sido evitados. Medidas simples bastariam, como evitar o cigarro, o álcool, praticar esportes, controlar o peso e hábitos alimentares saudáveis.

Os fumantes são um grupo de risco: cerca de 20% a 25% de todos os tumores são causados pelo tabaco. Fumar não causa somente câncer de pulmão. As substâncias tóxicas que se espalham por todo o corpo do fumante causam alterações nas células.

Saiba Mais: DW