“Muito sensual”: Índia censura cenas de beijo em “Superman” e gera revolta nas redes

O Conselho Central de Certificação de Filmes da Índia (CBFC) censurou duas cenas de beijo entre Superman e Lois Lane no filme “Superman”, classificando-as como “sensuais demais” para o público do país. De acordo com o jornal britânico The Guardian, uma das sequências censuradas tinha 33 segundos e ocorria em um shopping, gerando cortes abruptos na exibição e críticas imediatas de espectadores indianos.
O Guardian destacou que parte do público na Índia criticou a incoerência do CBFC, que permite violência extrema e misoginia em produções nacionais, mas corta manifestações de afeto consensual em filmes estrangeiros. A atriz indiana Shreya Dhanwanthary chamou a decisão de “ridícula” no X, reforçando que a censura é permissiva com violência, mas rigorosa com o afeto.
Além disso, usuários nas redes sociais reclamaram que os cortes prejudicaram o ritmo da narrativa e reforçaram o conservadorismo do órgão censor.
O melhor beijo da história dos filmes de heróis E DIGO MESMO#Superman #SupermanMovie #ClarkKent pic.twitter.com/mCYgTvkdef
— Bea Skywalker Atreides Juridico Ilsa Faust e Clois (@groguisaking) July 15, 2025
ONE HUNDRED PERCENT TRUE! We normalise the depiction of hate, discrimination & misogyny and censor the depiction of love & sex and we wonder why we are so hateful? Yaar. Something. Something in our country should be uplifting. Nothing is is working the way it should anymore. 💔
— Shreya Dhanwanthary (@shreyadhan13) July 11, 2025