Mulher de 63 anos engravida após menopausa e laqueadura: “Me sinto viva”

Beatriz Barbara, uma mulher de 63 anos, desafiou as expectativas da sociedade ao decidir ser mãe novamente após décadas de menopausa e laqueadura. A mineira de Três Pontas, no interior de Minas Gerais, acaba de dar à luz seu terceiro filho, Caio, em março deste ano.
Apesar das dificuldades físicas de uma gestação na terceira idade, Beatriz também enfrentou críticas de pessoas que consideram seu desejo egoísta. “Falam que vou morrer e deixar o filho sem mãe”, conta ela, mas com serenidade, responde: “A gente não sabe dos planos de Deus. Ele me deu esse bebê, e Ele vai deixar a gente conviver por muito tempo”.
A gestação foi acompanhada por médicos e recebeu o apoio incondicional da família. O bebê nasceu saudável, e Beatriz, emocionada, diz que ser mãe novamente a fez sentir-se renovada: “Me dá forças, me sinto viva, inteira e cheia de planos”.
Sua história se insere em um contexto maior de mudanças no Brasil, onde pela primeira vez há mais idosos do que jovens entre 15 e 24 anos, e até 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos deve ultrapassar o de crianças e adolescentes.