Mulher faz 5 horas de viagem, pega seis trens e gasta mais de R$ 3 mil para ir ao trabalho

Uma britânica de 27 anos revelou os motivos que a fazem enfrentar uma rotina de quase cinco horas diárias no transporte público. Alix Williams percorre cerca de 160 quilômetros entre Birmingham e Londres, utilizando seis trens por dia e gastando aproximadamente £450 mensais (cerca de R$ 3,2 mil).
A consultora especializada em discriminação e assédio sexual aceitou a vaga na capital depois que perdeu o emprego anterior, no setor de caridade, por conta da crise financeira do Conselho Municipal de Birmingham. O novo cargo oferece um salário 46% maior e ajudou a garantir o pagamento da hipoteca de £940 que divide com o parceiro.
Três vezes por semana, Alix acorda antes das 5h50 para pegar um trem fora do horário de pico, economizando cerca de £20 em cada viagem. Após duas conexões de metrô, chega ao escritório em South Kensington por volta das 8h20 e encerra o expediente às 16h30. No retorno, o trem das 18h40 a leva de volta para casa, onde chega por volta das 20h30. Mesmo com o custo elevado, ela afirma que a renda líquida ainda é 32% superior ao emprego anterior.
Segundo Alix, o longo trajeto não é um problema. “Eu literalmente rolo para fora da cama. Acordo 12 minutos antes de precisar sair de casa. Faço meu skincare no trem e tento dormir”, contou em entrevista ao Daily Mail. Ela acredita que a rotina compensa por abrir portas em sua carreira e por oferecer estabilidade financeira.