Apoie o DCM

Mulher morre após comer “erva-de-bicho” achando que era couve

A Nicotiana glauca, conhecida como “falsa couve” devido à sua semelhança com a hortaliça, é uma planta tóxica. Foto: reprodução

Uma mulher de 37 anos morreu intoxicada após consumir uma planta tóxica confundida com couve durante um almoço familiar em Guimarânia, no Triângulo Mineiro. Claviana Nunes faleceu na segunda-feira (13) após permanecer internada em estado grave. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, a vítima “permaneceu internada em estado grave, com quadro de instabilidade hemodinâmica, e, apesar de todos os esforços da equipe médica, veio a óbito”.

A planta identificada como causadora da intoxicação foi a Nicotiana glauca, espécie tóxica conhecida por “erva-de-bicho”que foi inadvertidamente servida em forma de salada. Dois outros familiares continuam hospitalizados – um homem de 60 anos permanece na UTI entubado e em estado grave, enquanto outro de 64 anos mantém-se estável porém confuso. Uma quarta pessoa intoxicada já recebeu alta médica na quinta-feira anterior (9).

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota manifestando solidariedade à família de Claviana, que deixa marido e dois filhos. O órgão informou que “todas as medidas preventivas e de investigação continuam em andamento”. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica local acompanha o caso desde o início, coletando amostras de alimentos e materiais biológicos para análise laboratorial.