Apoie o DCM

Mulher perde visão após fazer estrelinhas na praia e faz alerta; confira

Deborah Cobb, que perdeu parte da visão aos 19 anos após fazer estrelinhas na praia – Foto: Reprodução

Deborah Cobb, de Seattle (EUA), perdeu a visão aos 19 anos após fazer várias “estrelinhas” na praia durante um momento de diversão com amigas. Ela conta que ficou tonta, caiu e logo percebeu que seus olhos não focavam corretamente. “Ao olhar para o rosto de uma amiga, tudo o que eu via era uma grande mancha laranja”, disse à revista Newsweek. O diagnóstico foi hemorragia nas máculas, parte da retina responsável pela visão central, e a recuperação levou meses.

Mesmo após a melhora, Deborah ainda convive com limitações visuais. Hoje, aos 42 anos, relata ter a visão semelhante à de uma pessoa de 80. Ela sente flashes e manchas na vista por causa de um descolamento da gelatina vítrea da retina e optou por não fazer cirurgia, por receio de desenvolver catarata. A americana usa as redes sociais para conscientizar jovens sobre os riscos de movimentos repetitivos e bruscos, como ficar de cabeça para baixo.

“Minha visão central tinha desaparecido completamente… Eu não podia dirigir, não podia ler, não conseguia me ver no espelho”, contou. Hoje, ela atua com saúde integrativa e deixa um alerta: “Nunca pare de ser grato. Existem tantos pequenos presentes que poderiam nos trazer alegria todos os dias, se a gente apenas aprendesse a valorizá-los”.