Mulher toma vitaminas, faz “xixi de Coca-Cola” e fica 28 dias em coma

Perinalva Dias Paiva, empresária de Vitória da Conquista, Bahia, passou 28 dias em coma após sofrer falência múltipla dos órgãos, sendo diagnosticada com intoxicação por excesso de vitamina D. A situação começou depois que ela foi indicada para sessões de soroterapia, um “soro da imunidade” rico em vitaminas, para tratar sintomas como cansaço e indisposição.
Após o tratamento, seus sintomas pioraram e ela apresentou sangramento, náuseas e febre persistente.”O xixi foi evoluindo daquela cor de tom amarelo para o tom de Coca-Cola. Ela começou a urinar com sangramento”, contou Polliana Pitombo, filha da empresária, ao Fantástico, da TV Globo.
Durante sua internação, Perinalva foi diagnosticada com hipervitaminose, uma condição em que o corpo acumula vitaminas em níveis excessivos, o que pode causar sérios danos aos órgãos vitais. A sobrecarga de vitamina D, nesse caso, provocou uma alta absorção de cálcio, que se depositou nos rins, fígado e outros órgãos, resultando na falência renal e hepática.
O excesso de vitamina D pode causar nefrocalcinose, uma doença nos rins, e afetar outros órgãos, como o coração e o cérebro, levando a intoxicações silenciosas e perigosas. Especialistas explicam que o excesso de vitaminas, embora essenciais para o corpo, pode ser tóxico, especialmente quando administradas de forma inadequada ou sem necessidade.