Apoie o DCM

Mulher transexual abandonada em incêndio durante cirurgia morre em São Paulo

Reprodução: twitter Erica Malunguinho

A mulher transexual Lorena Munniz, que havia sido abandonada na clínica onde estava sendo operada em razão de um incêndio, teve sua morte cerebral decretada na madrugada desse domingo (21) na cidade de São Paulo.

A deputada-estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) postou uma trhead em seu twitter informando o falecimento e tecendo considerações sobre o caso:

É com pesar que informo que, hoje de manhã, infelizmente, fui informada que Lorena Muniz faleceu. Sua morte cerebral foi decretada na madrugada deste domingo (21).

Era uma jovem mulher transexual, que estava em São Paulo para realizar um dos seus maiores sonhos. Não tenho muitas palavras diante da atrocidade que é o caso ao qual Lorena foi submetida. 

Agora, é preciso organizar a revolta e pensar estratégias possíveis para que as pessoas responsáveis sejam imediatamente responsabilizadas. Desde que soube do caso da Lorena, estive ao lado fornecendo apoio para o seu marido, Tom. 

Fui tocada profundamente por tudo que aconteceu. Muitas meninas trans e travestis são vítimas de clínicas que realizam processos cirúrgicos que não garantem a segurança e qualidade dos procedimentos. É uma realidade no Brasil. Profissionais não habilitados, ambientes inadequados. 

É um fato que, inclusive, também pode prejudicar pessoas que não são trans. É fundamental que os órgãos competentes fiscalizem esses locais. 

Ao contrário do que pensam, isso não é um processo estético, e sim parte da luta das pessoas trans e travestis em se encontrarem no corpo de suas identidades. 

Mesmo o SUS garantindo parte do processo transexualizador, é preciso avançar para que o descaso que culminou nesta tragédia não seja uma constante. 

Ao Tom, familiares e amigos de Lorena, meus sentimentos. Quero que saibam que podem contar comigo. Somos uma multidão em apoio a todos vocês. Não estão, nem estarão, sozinhos.