Mulher que foi confundida com grávida consegue retirar tumor gigante de 5 kg

Uma mulher de 38 anos que foi diagnosticada com um tumor teratoma, que fez a barriga dela crescer ao ponto de ela ser constantemente confundida com gestante, conseguiu realizar a cirurgia de remoção, após meses sentindo fortes dores abdominais, diz reportagem do G1. Elza Mar Fidalgo de Jesus, moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo, teve os primeiros sintomas em junho de 2021, e desde então buscava marcar o procedimento.
LEIA MAIS:
1 – Fiasco? Líder dos caminhoneiros relata falta de apoio da população em greve
2 – TSE quer impor cerco eleitoral ao bolsonarismo com bloqueio financeiro a sites
3 – Daniel Cara afirma que Moro é tão ‘perigoso à democracia’ quanto Bolsonaro
Como está a mulher?
Tumor retirado pesava mais de 5 kg, com proporções de um feto de 9 meses.
Elza foi operada na última semana e ficou alguns dias no hospital, até receber alta, na sexta-feira (29). Nesta segunda (1º), ela disse que está muito aliviada, porque sentia dores fortíssimas todos os dias. “Eu cheguei a tomar morfina e continuar com dor”, lembra.
Sobre o pós-operatório, Elza explica que ainda sente algumas dores, mas reforça que o alívio de ter finalmente conseguido a cirurgia é mais forte. “Era agonizante. Era como uma dor de parto que não passava nunca“, relata.
Emocionada, diz que o médico que a operou foi excepcional. “O tratamento foi bem humano, ele foi muito atencioso”, diz. Elza, porém, reitera que mantém a crítica com relação à Secretaria de Saúde de São Vicente, por conta da demora para marcar a cirurgia.
“Percebi que os médicos e os profissionais da saúde, de forma geral, são bons. Mas, o problema é que, se a Secretaria de Saúde não libera os procedimentos, não tem como nada ser feito”, diz. Elza foi operada no Hospital Municipal de São Vicente.
A cirurgia para remoção do tumor teratoma da paciente foi uma laparotomia explorada, que resultou em um corte vertical no abdômen da altura dos seios até o fim da barriga. O tumor, que tinha pouco mais de 5 kg e crescia aproximadamente 1 cm por dia, tinha “proporções de um feto de 9 meses”, conforme a equipe médica.