Apoie o DCM

Mundo invertido? Nasa descobre “Sistema Solar ao contrário”

Ilustração do sistema solar

Astrônomos identificaram um sistema exoplanetário a 116 anos-luz da Terra que desafia as teorias de formação planetária. Quatro planetas orbitam a estrela anã vermelha LHS 1903 em uma sequência peculiar: o mais interno é rochoso, os dois seguintes são gasosos e o mais externo também é rochoso. A configuração contraria o padrão observado no Sistema Solar, onde planetas rochosos ficam próximos à estrela e os gasosos, mais distantes.

Os pesquisadores utilizaram dados dos telescópios TESS (Nasa) e CHEOPS (ESA) para a descoberta. “O paradigma é que temos planetas rochosos internos muito próximos das estrelas. Esta é a primeira vez que temos um planeta rochoso tão distante, depois de planetas ricos em gás”, explicou Thomas Wilson, da Universidade de Warwick. O planeta externo, uma “Super-Terra” 1,7 vez maior que o nosso, teria se formado mais tarde, em um ambiente com pouca poeira e gás.

O estudo, publicado na Science, sugere um mecanismo de formação “com escassez de gás”, em que os planetas surgiram em ordem inversa à do nosso Sistema Solar. A descoberta oferece evidências para repensar como os planetas se formam ao redor das estrelas mais comuns da galáxia.