Na França, greve contra Reforma da Previdência entra em momentos decisivos

Do RFI:
“A batalha final” é a manchete de capa de Libération. O jornal progressista explica que após 33 dias de mobilização, governo e sindicatos mantêm sua determinação. As negociações recomeçam nesta segunda-feira (6).
Os grevistas mostram um certo desgaste, mas apostam na ampliação do movimento. Dois novos dias de mobilização nacional estão marcados para quinta-feira (9) e sábado (11). Nesta terça-feira, em uma nova rodada de negociações, o governo poderá ceder em relação à proposta que prevê o aumento da idade da aposentadoria, de 62 para 64 anos, que poderá ser obrigatória para ter direito à pensão integral. Este é um dos principais pontos contestado pelos sindicatos, destaca o Libération.
A busca de um compromisso que permita o fim da greve também é destaque na capa dos jornais Le Figaro e Le Parisien. O governo não abre mão do aumento da idade da aposentadoria, necessário para estabilizar as contas da Previdência. Como fazer concessões sem ceder, afirmando que não haverá perdedores nas negociações? Esse é o desafio do Executivo, ressaltam os jornais.
(…)