Na França, três mil pacientes farão tratamento com maconha medicinal

Maconha. Foto: Wikimedia Commons

Do RFI.

A França dá um passo adiante para legalizar a maconha medicinal e o assunto é abordado pelo jornal Libération desta sexta-feira (18) . Há dois dias, deputados franceses se manifestaram majoritariamente a favor da autorização de um projeto piloto para financiar o tratamento com a cannabis terapêutica a três mil pacientes.

Nesta fase inicial do teste, participarão indivíduos que sofrem de dores neuropáticas, com alguns tipos de epilepsia, câncer, esclerose e com outras doenças do sistema nervoso central. A lei de financiamento para que o medicamento seja reembolsado pela seguridade social francesa deve ser promulgada no final deste ano. Já o primeiro grupo de participantes começará a receber o tratamento com a canabis medicinal a partir do primeiro semestre de 2020.

A matéria destaca que, em janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs rever a classificação da cannabis como droga e reconhecer as propriedades medicinais da planta. Na França, um decreto de 2013 já havia concedido a autorização para que alguns medicamentos para o tratamento da esclerose usassem a substância em sua composição, mas os produtos jamais chegaram às farmácias por falta de um acordo sobre o preço final.

Médicos já podem receitar cannabis terapêutica

Libé ressalta que na França “é comum que pacientes comprem maconha ilegalmente. Outros atravessam as fronteiras e adquirem a erva medicinal fora do país, graças a uma receita que médicos franceses podem fornecer”.

O autor do projeto de lei que pode legalizar a maconha medicinal na França é o deputado Olivier Véran, do partido governista A República em Marcha. Entrevistado pelo jornal, ele lembra que esse tipo de tratamento já é até mesmo autorizado pela Agência Nacional do Medicamento.

Libé destaca que o deputado centrista é neurologista e, para propor o projeto, se inspirou no caso de um paciente de 30 anos, que não conseguia mais trabalhar, apresentava forte risco de suicídio e tomava morfina. Após três meses realizando um tratamento com a maconha medicinal, o homem deixou de lado os medicamentos alopáticos e pôde retomar sua vida profissional.

Apesar de otimista, Véran sabe que há um longo caminho a ser percorrido. Um comitê liderado pelo psiquiatra Nicolas Authier, especialista em dependência química, terá a missão de liderar uma equipe que vai selecionar medicamentos que serão utilizados no experimento. Fazem do grupo parte profissionais encarregados de informar o público sobre o que é a cannabis medicinal e qual sua função terapêutica.

O deputado autor da iniciativa comemora o avanço. Segundo ele, apesar das diferentes opiniões que os franceses têm sobre a maconha, é preciso um consenso nacional sobre os fins medicinais da substância. O projeto de lei será analisado em segunda leitura pela Assembleia Nacional francesa na próxima semana.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Enchentes no Sul devem encarecer comida em todo Brasil

As intensas chuvas no Rio Grande do Sul, que resultaram em inúmeras fatalidades e uma…

18 minutos ago

Secretário nega presença de Janja em show de Madonna no RJ: “Em Brasília”

Após relatos da imprensa indicarem que a primeira-dama Janja da Silva possivelmente compareceria ao espetáculo…

1 hora ago

Uruguai envia helicóptero para auxiliar em resgates no RS

O governo do Uruguai anunciou neste sábado (4) que enviará um helicóptero e tripulação de…

2 horas ago

Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para vítimas de enchentes no RS

O influenciador e humorista Whindersson Nunes mobilizou seus seguidores e arrecadou mais de R$ 1…

2 horas ago

Caiu na rede: show de Bolsonaro, “Ladronna” de joias

Nas redes sociais, viralizou uma montagem do ex-presidente Jair Bolsonaro vestido como a cantora pop…

2 horas ago

VÍDEO – Após beijar filha na boca, pastor se justifica: ‘Era uma reunião com mil homens’

O pastor Lucinho Barreto, da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, postou em suas…

2 horas ago