Apoie o DCM

Na lama, Aécio diz que pressão sobre Serraglio era “inconformismo” com inquéritos

Aécio negou nesta sexta-feira que tentou interferir nas investigações da Lava Jato, dizendo que nas conversas com o ex-ministro Osmar Serraglio tentou mostrar “seu inconformismo com inquéritos abertos sem qualquer base fática”.

Serraglio confirmou denúncia da Procuradoria-geral da República.

Nas conversas que o Mineirinho manteve com Joesley Batista, dono da JBS e autor dos grampos, o senador xingou Serraglio pesadamente. Os diálogos constam na denúncia aceita pelo STF.

” Tá na cadeira (…). O ministro é um bosta de um caralho, que não dá um alô, peba, está passando mal de saúde pede pra sair. Michel tá doido. Veio só eu e ele ontem de São Paulo, mandou um cara lá no Osmar Serraglio, porque ele errou de novo de nomear essa porra desse (…). Porque aí mexia na PF. O que que vai acontecer agora? Vai vim um inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não (têm) o cara que vai distribuir os inquéritos para o delegado. Você tem lá cem, sei lá, 2.000 delegados da Polícia Federal. Você tem que escolher dez caras, né?, do Moreira, que interessa a ele vai pro João”, disse a Joesley.

A defesa alega que Aécio telefonou para Serraglio “desculpando-se pelas expressões utilizadas”.

A nota de Aécio:

“O Senador Aécio Neves jamais tentou interferir na nomeação de delegados para a condução de qualquer inquérito. Essa questão é afeita exclusivamente à PF, que não se submete a esse tipo de ingerência.

Todas as conversas que ele teve sobre o tema foram no sentido de mostrar seu inconformismo com inquéritos abertos sem qualquer base fática, em especial, com a demora em serem concluídos, levando a um inevitável desgaste.

Com relação aos termos inadequados utilizados para referir-se ao então Ministro, em conversa privada criminosamente gravada pelo Sr Joesley Batista, o senador telefonou diretamente a ele à época, desculpando-se pelas expressões utilizadas .

A defesa do Senador reafirma portanto, não ter havido nenhuma atitude imprópria de sua parte e lamenta que isso possa ter sido entendido de forma diversa.

Alberto Zacharias Toron”

Aécio Neves. Foto: Lula Marques/PT