Na lista vermelha da Interpol, “Golpista do Tinder” é preso na Geórgia

O israelense Simon Leviev, conhecido como “O Golpista do Tinder” , foi preso na Geórgia nesta segunda-feira (15) sob alerta vermelho da Interpol. As autoridades georgianas ainda não detalharam as novas acusações contra o famoso criminoso, cujo nome real é Shimon Yehuda Hayut.
Leviev ganhou notoriedade global através do documentário da Netflix “The Tinder Swindler”, que revelou seus esquemas de engano em aplicativos de relacionamento. Ele se passava por herdeiro de um império de diamantes, ostentando luxo para atrair vítimas. “Ele viajava em jatos privados e se hospedava em hotéis de alto padrão antes de pedir grandes quantias sob falsas alegações”, detalha o documentário.
Segundo as investigações, Leviev aplicou golpes que somam aproximadamente US$ 10 milhões contra pelo menos uma dúzia de mulheres em diversos países.
Esta não é sua primeira passagem pela justiça – ele já cumpriu pena na Finlândia entre 2015 e 2017, foi preso na Grécia em 2019 usando passaporte falso, e cumpriu apenas cinco meses de uma pena de 15 meses em Israel antes de ser liberado em 2020 devido à pandemia.