Apoie o DCM

Na ONU, Brasil é o único país dos BRICS a votar a favor de retirada das tropas russas da Ucrânia

Assembleia na ONU. Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP

O Brasil foi o único país dos BRICS a votar a favor da retirada de tropas russas da Ucrânia na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou nesta quinta (23) uma resolução que condena as “nefastas consequências humanitárias” da invasão.

Diferente do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul não votaram a favor da revolução. O texto teve 141 votos a favor, 7 contra e 33 abstenções.

A reunião entre os 193 estados-membros do órgão ocorreu um dia antes da guerra completar um ano. O texto aprovado exige a imediata retirada das tropas russas e reitera o compromisso com a paz geral, justa e duradoura da Ucrânia.

Representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, o embaixador Ronaldo Costa Filho alegou que o Brasil votou a favor da resolução “devido à necessidade urgente de a Assembleia-Geral reafirmar seu compromisso inabalável de defender os princípios fundamentais da Carta da ONU e do direito internacional, ao mesmo tempo em que ressalta a necessidade de alcançar a paz”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link